Gerenciamento de Resíduos Médicos: Importância e Práticas Sustentáveis

Gerenciamento de Resíduos Médicos: Importância e Práticas Sustentáveis

Gazes em TNT e algodão são considerados resíduos de serviços de saúde (RSS) do tipo A, que são potencialmente infectantes e podem conter agentes biológicos com risco de transmissão de doenças.

Esses resíduos devem ser acondicionados em sacos brancos, identificados com o símbolo de risco biológico e o nome do gerador, e armazenados em recipientes rígidos, com tampa e pedal, de cor branca ou cinza.

O transporte desses resíduos deve ser feito por empresas especializadas, que devem seguir as normas de biossegurança e as legislações vigentes.

A destinação final desses resíduos deve ser feita por meio de tratamento prévio, que pode ser térmico, químico, biológico ou por radiação, para reduzir a carga microbiana e torná-los seguros para o descarte em aterros sanitários ou incineração.

Algumas dicas para o descarte correto de gazes em TNT e Algodão são:

  • Seguir as orientações de Manuais de Gerenciamento de Resíduos de serviços de Saúde, como do Instituto Butantan, que contém informações sobre a classificação, o acondicionamento, o transporte, o tratamento e a destinação final dos RSS.
  • Usar equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, como luvas, máscara, óculos e avental, ao manusear os resíduos, para evitar o contato direto com os materiais contaminados e prevenir a transmissão de doenças.
  • Não reutilizar, reciclar ou doar os resíduos, pois eles podem representar um risco à saúde pública e ao meio ambiente.
  • Não misturar os resíduos com outros tipos de lixo, como doméstico, reciclável ou orgânico, pois isso pode dificultar a separação e o tratamento adequados.
  • Não compactar, perfurar ou romper os sacos ou recipientes que contêm os resíduos, pois isso pode provocar vazamentos, exposição ou dispersão dos materiais infectantes.
  • Armazenar os resíduos em local seguro, seco, ventilado e de acesso restrito, até que sejam coletados pela empresa responsável.

Seguindo estas dicas de segurança, os materiais serão descartado de forma mais segura para as pessoas e o meio ambiente.

Referências:

Instituto Butantan. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. São Paulo: Instituto Butantan, 2016. Disponível em: https://gestaoderesiduos.ufsc.br/files/2016/02/Butantan_guia_pratico.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 222, de 28 de março de 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências. Brasília: ANVISA, 2018. Disponível em: https://antigo.anvisa.gov.br/documents/33852/271855/RDC+222+de+Mar%C3%A7o+de+2018+COMENTADA/ Acesso em: 11 dez. 2023.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ficou com alguma dúvida?

plugins premium WordPress