Texmed Cirúrgica

Metodologia 5S: O que é e como aplicar no setor de saúde

Antes de mais nada devemos te informar que entre as principais necessidades de uma instituição de saúde pode ter, está a de ofertar uma assistência diferente e de qualidade aos pacientes. O ideal é contar com estratégias eficazes, como a metodologia 5S.

Nesse sentido, vamos expor alguns benefícios que ela traz, entre eles a otimização de processos e fundamentos de fácil entendimento e capacidade.

Tudo para tingir resultados expressivos, como ganho de tempo, melhora no clima organizacional, entre outros.

Além disso e já pensando na sua importância, elaboramos um conteúdo de primeira, que vai esclarecer os principais pontos da metodologia 5S.

Ainda mais em tempos em que o mercado se encontra cada vez mais competitivo, e a busca pela implementação de diferenciais para se destacar se faz necessária.

Portanto, continue a leitura e aprenda muito sobre as principais necessidades de uma instituição de saúde e como a metodologia 5s podem ajudar nessa questão.

O que é a metodologia 5S?

Antes de mais nada você deve saber que a metodologia 5S é um processo baseado em cinco princípios.

Dessa forma, seu objetivo principal é garantir que a organização e a limpeza dos ambientes de trabalho, assim como a qualidade dos procedimentos.

Dessa forma ela pode ser aplicada em quase todas as empresas que estejam procurando alcançar o aprimoramento das condições de trabalho e do ambiente, através de novos hábitos.

Ainda assim seus principais objetivos são: educar colaboradores sobre a importância da autodisciplina e a aplicação de boas práticas, elevar a produtividade e minimizar os desperdícios.

Seiri (senso de utilização)

Em primeiro lugar, esse princípio indica que é de suma importância separar o que é realmente necessário, do que é desnecessário.

Além disso, ele busca eliminar o que não tem de finalidade no espaço em questão. Resultando assim em um melhor aproveitamento do ambiente e a estruturação dos materiais.

Essa é uma das principais necessidades de uma instituição de saúde.

Seiton (senso de organização)

Logo após a realização da separação dos itens e descarte do que for inútil, é importante guardar os materiais em seus devidos lugares.

Além disso, é necessário realizar uma classificação, com a finalidade de manter a organização e facilidade de acesso para o funcionário que precisar dos materiais.

Seiso (senso de limpeza)

A princípio devemos te informar que o Seiso está diretamente relacionado à limpeza do local.

Portanto essa fase é fundamental no processo, uma vez que um ambiente que esteja devidamente limpo proporciona a sensação de conforto.

O que ocasiona na motivação da equipe e melhora o clima na unidade de saúde.

Seiketsu (senso de padronização e higiene)

Primordialmente nessa etapa os processos anteriores são padronizados.

Dessa forma, os colaboradores passam a ter mais limpeza, organização no seu ambiente de rotina.

Shitsuke (senso de disciplina)

Nessa etapa o intuito é fazer com que a equipe desenvolva uma autodisciplina.

O que possibilita as fases anteriores se tornarem um hábito, de forma que passem a integrar o dia a dia da unidade de saúde.

Ou seja, essa é a etapa que vai manter a continuidade de todos os processos já ditos.

Como aplicar a metodologia 5S no setor de saúde?

Para implementar essa metodologia 5S com sucesso, deve-se priorizar algumas medidas.

Planejamento

Avaliação de pontos críticos

Roteiro

Apoio

Avaliação

Depois de um certo período, o adequado é mensurar os objetivos atingidos para entender o que já melhorou e o que precisa ser aperfeiçoado com a metodologia 5S.

Entretanto, isso vai permitir uma melhor compreensão dos efeitos da metodologia na gestão.

Agora que você entendeu o que é a metodologia 5S e como aplicá-la de maneira eficiente, é de suma importância ter em mente que mensurar o resultado obtido é indispensável.

Gostou do conteúdo?

Curta a nossa página nas redes sociais e tenha mais publicações como essa.

Escrito por: Eagence Marketing